8 Direitos do Consumidor de Internet Banda Larga

Por: Servtell

1. Prazo para cancelar um serviço de internet

De acordo com a Anatel, o cancelamento de um serviço de internet deve ser realizado imediatamente quando solicitado com um atendente. No caso de cancelamentos online, por SMS ou por aplicativos, o prazo pode se estender até dois dias úteis para ser efetivado.

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2. Cobrança de taxa de instalação

As operadoras de telecomunicações têm permissão para cobrar taxas de adesão para serviços de internet banda larga, mas essa prática não é obrigatória. Alguns provedores podem isentar os clientes dessa taxa.

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3. Tempo máximo de interrupção do serviço

Segundo o Código de Defesa do Consumidor da Internet, os clientes têm direito a até 30 minutos de interrupção do serviço sem qualquer ônus. Após esse período, o consumidor pode solicitar um desconto ou reembolso correspondente.

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4. Fidelidade contratual

Nenhuma operadora pode impor um contrato de fidelidade com prazo superior a 12 meses. Mesmo que o cliente continue utilizando o serviço após esse período, as cláusulas de fidelidade perdem sua validade.

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5. Velocidade mínima de internet

As operadoras são obrigadas pela Anatel a entregar no mínimo 40% da velocidade contratada em medições instantâneas e 80% da velocidade contratada em testes de medição média.

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6. Prazo máximo de espera para instalação

Todas as operadoras de telecomunicações devem respeitar um prazo de até 10 dias úteis para realizar a instalação de equipamentos ou serviços de internet. Esse período é contado a partir da data da solicitação do serviço.

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7. Ouvidoria

A Ouvidoria está disponível para resolver questões não solucionadas diretamente com a operadora. A Anatel determina que as demandas encaminhadas à Ouvidoria devem ser resolvidas em até 10 dias corridos.

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8. Prazo para entrega da fatura

As operadoras devem entregar a fatura de pagamento com um prazo mínimo de 5 dias antes da data de vencimento. Isso garante que os consumidores tenham tempo suficiente para realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido.

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Ao conhecer e exercer esses direitos, os consumidores podem garantir um melhor relacionamento com as operadoras de internet banda larga e assegurar que seus interesses sejam protegidos de acordo com a legislação vigente.

Lembre-se sempre de verificar o contrato e os termos de serviço oferecidos pela sua operadora para garantir que todos os direitos estejam sendo respeitados.

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