A Microsoft está dando mais um passo em direção à integração de publicidade em seu sistema operacional, começando a testar anúncios dentro do menu Iniciar do Windows 11. Esta mudança marca um movimento significativo da empresa para aproveitar a seção Recomendado do menu Iniciar, que normalmente mostra sugestões de arquivos, para promover aplicativos disponíveis na Microsoft Store.
De acordo com informações divulgadas pela própria Microsoft em um post de blog, esses anúncios estão sendo introduzidos como parte dos testes no Canal Beta para Windows Insiders nos Estados Unidos. No entanto, a empresa enfatiza que os anúncios não serão exibidos em dispositivos comerciais, ou seja, em dispositivos gerenciados por organizações.
Embora a Microsoft permita aos usuários desabilitar as promoções de aplicativos por meio das configurações do Windows 11, parece que a empresa optará por habilitá-las por padrão. No entanto, está solicitando feedback dos usuários sobre essas mudanças, deixando em aberto a possibilidade de abandonar os anúncios nas versões de desenvolvimento do Windows 11 se houver uma reação negativa significativa por parte dos usuários.
Não é a primeira vez que a Microsoft experimenta com publicidade dentro de seu sistema operacional. No ano passado, a empresa começou a testar anúncios dentro do File Explorer do Windows 11, embora posteriormente tenha desabilitado o experimento nas versões beta do sistema. Na verdade, a Microsoft vem explorando a inclusão de anúncios no Windows há mais de uma década, já tendo pontos promocionais na tela de bloqueio e no próprio menu Iniciar do Windows 10.
Agora, resta aos testadores do Windows 11 fornecer feedback sobre essas mudanças para determinar se a Microsoft continuará com os anúncios no menu Iniciar ou se reconsiderará sua inclusão nas versões comerciais do sistema operacional. Esta é mais uma etapa na evolução do Windows como plataforma, onde a Microsoft procura equilibrar as demandas dos usuários com suas próprias estratégias de monetização e promoção de serviços.